Atualizado 11/12/2018

SC é o segundo melhor Estado do país em prestação de serviços

Educação é uma das áreas avaliadas pelo estudo

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Santa Catarina se manteve na segunda posição, com 0,637 pontos, empatado com São Paulo, entre os melhores governos estaduais em serviços prestados à população. O resultado foi divulgado na terceira edição do estudo Desafios da Gestão Estadual (DGE) elaborado pela consultoria Macroplan, especializada em cenários futuros e gestão pública, e divulgado com o apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O estudo avalia as entregas feitas à população pelos governos estaduais e traz projeções para 2022, com base na trajetória dos Estados na década anterior.

 

    Para definir a situação dos Estados, a Macroplan utiliza o Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), que abrange um conjunto de 32 indicadores de 10 áreas de resultados: educação, capital humano, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, juventude, desenvolvimento social, condições de vida e institucional. O IDGE varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do estado.

 

    O Estado aparece em segundo lugar nos indicadores de educação, saúde e desenvolvimento econômico. Está na quarta posição no quesito capital humano e em segurança. Surge na oitava colocação em infraestrutura e também no fator condições de vida.

 

    A pior classificação é no fator institucional, apenas na 22ª posição dentre os 27 estados. Este fator abrange a transparência governamental e o congestionamento da Justiça.

 

    Na área de Educação, apesar da 2ª colocação nacional, o estado exibe no IDEB do ensino médio nota inferior à obtida nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Goiás, e registra um índice menor de crianças de quatro e cinco anos em escolas, do que outros 10 estados analisados.

 

    A análise comparativa da última década mostra que, neste período, SC recuou em três indicadores: desenvolvimento social (menos três posições): condições de vida (menos uma) e institucional (menos 13).

Fonte: NSC Total
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções