Atualizado 04/06/2018

Inicia a 5ª Campanha Nacional de hanseníase, verminose e tracoma em Riqueza

A ação tem como público-alvo estudantes da faixa etária de 5 a 14 anos

Ascom Riqueza
Ascom Riqueza

    A 5ª Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma teve início na manhã da ultima quarta-feira, 23 de maio, nas escolas municipais e estaduais. Essa importante ação estratégica de vigilância, proposta pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde conta com a parceria das Secretarias de Saúde e Educação de Riqueza.

 

    A ação tem como público-alvo estudantes da faixa etária de 5 a 14 anos, com o objetivo de reduzir a carga parasitária de geo-helmintos, identificar casos suspeitos de Hanseníase e Tracoma, encaminhando os positivos para tratamento. Para efetivação desta ação, os alunos levaram para casa um termo de consentimento para ser assinado pelos pais/responsáveis para realização de tratamento de verminose. 

 

    “A realização da campanha integrada no ambiente escolar tem mostrado uma estratégia efetiva para alcançar os objetivos propostos, além de realizar exames, nosso objetivo é identificar e tratar doenças consideradas graves, e reduzir ainda mais a carga parasitária dessas patologias, como a Hanseníase, Verminoses, Tracoma”, destacou Suellen Fincatto.

 

    As atividades da campanha abrangem ainda, orientações aos professores e direção escolar sobre as doenças a serem trabalhadas na ação e mobilização da comunidade.

 

    Hanseníase – Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

 

    Verminoses – Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

 

    Tracoma – Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

Fonte: Rádio Caibi / Ascom Riqueza
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções