Atualizado 12/04/2018

Apicultura mecanizada moderniza produção de mel em Santa Catarina

A atividade movimenta a economia catarinense. Gera renda para a agricultura familiar, trabalho no campo, nas indústrias, e fortalece as exportações

Divulgação
Divulgação

    O mel, esse doce e rentável negócio, só tem dado reconhecimento ao setor produtivo, afinal Santa Catarina não só obtêm a mais alta produtividade do Brasil como também é referência em qualidade do mel.

 

    Mas o papel das abelhas vai muito além da produção. A mais importante contribuição está no trabalho de polinização, que tem reflexos significativos na produtividade em muitas culturas, especialmente a maçã. São 315 mil colmeias existentes no território catarinense, 45 mil delas alugadas para polinizar macieiras.

 

    O crescimento da apicultura no Estado pode ser explicado pelas condições de clima e riqueza de floradas, pelo capricho e qualificação profissional dos apicultores e ainda por conta do trabalho forte da assistência técnica da Epagri junto aos apicultores.

 

    A mecanização no processo produtivo do mel é um trabalho inovador feito por uma empresa tradicional no ramo da apicultura no Oeste Catarinense. Com sede no município de Xaxim, o foco da produção é a apicultura migratória. São 2700 colmeias. A produção ultrapassa 100 toneladas de mel por ano e índices como 45 quilos de mel por colmeia a cada safra são rotineiros para a empresa que investe forte em tecnologia.

 

    Além de oferecer conforto para quem produz, a mecanização agiliza o trabalho e garante maior segurança no processo de produção. O apicultor e empresário José Valcir Stanga explica que o foco da empresa é produzir mel. Para isso, eles trabalham com apicultura migratória e levam as abelhas para as floradas de bracatinga e vassourão nas regiões de Ponte Serrada,  Coronel Passos Maia e Água Doce e para as floradas de uva-do-japão, em Caibi. Além disso, a empresa faz a migração das abelhas para regiões de fronteira com o Uruguai.

Fonte: ClicRDC
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções